Rad Trads ENRAGED! Pope Francis Appoints Practicing Homosexual José Tolentino Mendonça As Titular Archbishop And Archivist And Librarian Of The Holy Roman Church


José Tolentino Calaça de Mendonça (born 15 December 1965), who publishes using the name José Tolentino Mendonça, is a Portuguese priest of the Catholic Church who has been designated a titular archbishop and Archivist and Librarian of the Holy Roman Church as of 1 September 2018. Until his Vatican appointment, he spent his career as a university educator and administrator, theologian, and poet. Source

D. José Tolentino Mendonça: “Para mim não há diferença entre uma biblioteca e um jardim”

O novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé foi ordenado bispo no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa

Domingos Pinto-Lisboa

O Cardeal-patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente presidiu no passado dia 28 à ordenação episcopal de D. José Tolentino Mendonça, novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé.

A celebração teve lugar no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e teve como bispos co-ordenantes o cardeal D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, e D. Teodoro de Faria, bispo emérito do Funchal.

Para além do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram presentes diversas figuras do mundo da cultura, e inúmeras personalidades religiosas, da política, académicas e militares.

O mandato apostólico do Papa que confere esta nova missão de “grande relevância”, ao bispo madeirense foi proclamado publicamente por um responsável da Nunciatura Apostólica em Lisboa.

No documento, o Papa Francisco elogia as provas dadas por D. José Tolentino Mendonça “no que toca à excelência de notáveis virtudes de inteligência e de espírito”.

Depois e já na sua homilia, o cardeal-patriarca destacou a sensibilidade e capacidade de diálogo de D. José Tolentino Mendonça, e ainda a importância da sua escolha para assumir a responsabilidade por um “património único de memória criativa”, na Santa Sé.

Neste contexto, D. Manuel Clemente sublinhou a “fecunda escrita” do novo bispo, que propõe uma “pedagogia do olhar”, considerando que o bispo deve ser alguém capaz de um “olhar cuidadoso e vígil”, promovendo o amor a Deus e ao próximo.

Já no final da celebração, e depois de percorrer a igreja saudando os fiéis que o acolheram com aplausos, D. José Tolentino Mendonça dirigiu algumas palavras, começando por dizer que assume estas funções com vontade de “transmitir a beleza aos outros”.

“Para mim não há diferença entre uma biblioteca e um jardim”, referiu o novo arcebispo português que agradeceu a “confiança” do Papa assumindo como missão “a sede de olhar e ajudar os seus semelhantes a olhar os lírios do campo”, o seu lema episcopal.

“Os farrapos de mendigos que interiormente nos vestem têm a beleza dos lírios: é essa a lição”, referiu D. José Tolentino Mendonça que se apresentou a todos como uma “obra dos outros”. “Jesus é o terapeuta do nosso olhar, o reconstrutor do nosso modo de ver”, explicou o novo prelado que agradeceu ainda o “coração amigo” de D. Manuel Clemente, e expressou a sua “grande admiração” por D. António Marto. O novo arquivista e bibliotecário da Santa Sé agradeceu também a presença do Presidente da República mostrando-se comovido com este ato de amizade, pessoal e entre Portugal e a Santa Sé. Por sua vez, Marcelo Rebelo de Sousa, nas breves declarações aos jornalistas após a celebração, disse tratar-se de uma “personalidade excecional” e “uma das grandes figuras da Cultura” nacional, uma presença “muito importante”, junto do Papa, “numa responsabilidade fundamental”. Source

Comments